Iochpe-Maxion vence Prêmio BNDES Todos pela Sustentabilidade na categoria Apoio à Educação

A premiação reconheceu o impacto social do Programa Formare operado pela Iochpe-Maxion, que conta com sete unidades dentro das fábricas da empresa nos municípios de Cruzeiro (SP), Limeira (SP), Hortolândia (SP), Contagem (MG), Sete Lagoas (MG), além dos estados de Chihuahua e San Luis Potosí, no México. O programa, desenvolvido pela Fundação Iochpe, tem como foco a qualificação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social, matriculados no ensino médio em escolas públicas, e acontece dentro de empresas parceiras, sendo que os próprios colaboradores destas atuam como educadores voluntários.

O Prêmio BNDES Todos pela Sustentabilidade é uma iniciativa que tem por objetivo reconhecer ações de empresas patrocinadoras de projetos socioambientais, em prol de um ambiente de filantropia, que contribuam para o desenvolvimento estruturado e perene de projetos, alavancando o poder de impacto e transformação na sociedade.

Há mais de 30 anos a Iochpe-Maxion apoia a Fundação Iochpe, uma organização sem fins lucrativos, por meio de uma dotação financeira mensal, que é utilizada para sua manutenção geral e para a cobertura dos principais custos indiretos dos programas educacionais desenvolvidos pela Fundação no Brasil e no México, em especial o Programa Formare.  Adicionalmente a esses recursos, a empresa é responsável pelos custos para a execução do programa nas suas fábricas.

O Programa Formare, referência no Brasil como iniciativa social no âmbito da educação profissionalizante, já formou mais de 25 mil jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social, possuindo um índice de 90% de inserção no mercado de trabalho. Os cursos do programa são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Além do Formare, a Fundação também desenvolve dois outros programas:

  • Mentorare: uma plataforma on-line pela qual pessoas com o mesmo perfil do Formare são convidadas a uma jornada de autoconhecimento para elaboração de um projeto de vida e trabalho por meio de trilhas autoinstrucionais e mentoradas; e
  • eFormare: uma plataforma on-line cujo propósito é levar a qualidade do Programa Formare para um número maior de jovens, em um

    modelo de formação profissional 100% a distância ou híbrida.

Atualmente, são 65 unidades Formare no Brasil e no México, por meio de parcerias com empresas, totalizando mais de mil alunos todos os anos e mais de quatro mil educadores voluntários, o que torna o Formare um dos maiores programas brasileiros de voluntariado social corporativo.

A Fundação Iochpe também é a entidade mantenedora do Instituto Arte na Escola, maior organização nacional que incentiva e fortalece o ensino de Artes no Brasil. Com foco na Arte Contemporânea Brasileira, o Instituto Arte na Escola atua por meio de três pilares:

  • Formação continuada para professores da Educação Básica (desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos) em parceria com 32
  • universidades brasileiras espalhadas por todo o território nacional;
  • Reconhecimento profissional, por meio do Prêmio Arte na Escola Cidadã em parceria com a UNESCO desde o ano 2000, que identifica e premia os professores de Arte mais inovadores do país; e
  • Produção de conteúdos para impulsionar a prática de professores na sala de aula, desenvolvendo e distribuindo livros, documentários, artigos, pesquisas e materiais pedagógicos que apoiam o professor de Artes.

Parte significativa dos recursos doados à Fundação Iochpe pela Iochpe-Maxion é utilizada para fomentar o trabalho do Instituto Arte na Escola. Adicionalmente, a Iochpe-Maxion também apoio o trabalho desenvolvido pelo Instituto por meio das principais leis de incentivo, em especial a Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (LIC/Rouanet) e o Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (PROAC).