Sustentabilidade

Valores

A Iochpe-Maxion está comprometida com a sustentabilidade e promove diversas iniciativas em cidadania corporativa, como as de apoio e fomento ao desenvolvimento das cidades em que suas unidades industriais estão inseridas.

Essas práticas fazem parte da rotina das fábricas e dos funcionários, por meio de atitudes pautadas em ética e respeito e da adoção de processos produtivos adequados, que colocam lado a lado a expansão de negócios, o aumento da eficiência operacional e a atenção absoluta ao meio ambiente.

O respeito à diversidade e o incentivo ao voluntariado são valorizados e disseminados entre os colaboradores, assim como a visão positiva em relação à influência de suas unidades produtivas sobre o desenvolvimento dos municípios e a difusão dos princípios da sustentabilidade. A relação com comunidade, entidades representativas e poder público é baseada no permanente diálogo e na transparência.

Fundação Iochpe

A Fundação Iochpe, entidade sem fins lucrativos criada em 1989, é pioneira entre as fundações empresariais focadas no desenvolvimento, aprimoramento e renovação de iniciativas do terceiro setor. A entidade reúne em seu Conselho Curador e Comitê Fiscal diversos profissionais e colaboradores da Empresa.

Ao longo de sua trajetória, especializou-se no estabelecimento de "pontes de corresponsabilidade", criando parcerias com organizações, universidades, associações e outras empresas a fim de ampliar o alcance de projetos voltados a desenvolvimento vocacional, melhoria da qualidade de vida, e geração de capital social.

Suas tecnologias sociais já foram reconhecidas e premiadas pelo Ministério da Educação, por governos municipais e estaduais, por entidades como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a Câmara Americana de Comércio (Prêmio Eco), o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e pela Editora Segmento (Prêmio Top Educação).

Nascida para ser o braço social da Iochpe-Maxion, a Fundação programa ações que superam o imediatismo e a regionalidade e se refletem, no longo prazo, para além das comunidades fabris. Desde o início de seu trabalho, prioriza a educação como investimento social estratégico da companhia.

O ponto de partida foi o Programa Formare, que funciona em centros de educação instalados no interior das fábricas estruturados como escolas profissionalizantes de nível básico. Em 1994 a Fundação Iochpe assumiu o programa e o transformou na primeira franquia social, sem fins lucrativos, do Brasil. Com isso, multiplicou o alcance dessa rede de excelência e ampliou resultados.

Meio Ambiente

Todas as unidades da Iochpe-Maxion contam com o assessoramento dos "Comitês de Gestão Ambiental", formados por funcionários de diversas áreas, em especial daquelas diretamente envolvidas no processo produtivo.

Os Comitês têm por responsabilidade adotar e padronizar as melhores práticas ambientais, identificar e solucionar "não-conformidades", criar e desenvolver campanhas educativas, motivacionais e ações pontuais direcionadas ao público interno, além de aprimorar os Programas estruturados de Coleta Seletiva, presentes em todas as unidades industriais e escritórios da Iochpe-Maxion.

IOCHPE Maxion

© Copyright 2015 IOCHPE

captcha