Histórico/Visão Geral

Histórico

A origem da Companhia data de "1918", ano de início das nossas atividades, no ramo madeireiro, no Estado do Rio Grande do Sul. Ao longo do tempo, diversificamos nossas atividades para o setor financeiro e, subsequentemente, para o setor industrial.

A partir da década de 90 passamos a concentrar nossa atuação nos segmentos de autopeças e equipamentos ferroviários, alienando grande parte dos ativos e participações que não eram ligados a esses segmentos. Em 1998, iniciamos um processo de reestruturação operacional e definição do nosso portfólio de negócios.

No início de 2000, 50% do negócio de equipamentos ferroviários foi alienado para a Amsted Industries, o que originou a formação da joint venture Amsted Maxion. Concluído o processo de reestruturação operacional iniciado em 1998, a Companhia passou a conduzir seus negócios através de duas empresas, a controlada AmstedMaxion no segmento ferroviário, e a Maxion Sistemas Automotivos com duas divisões, a Rodas e Chassis e a Componentes Automotivos.

Em janeiro de 2008 realizamos conversão de ações preferências para ações ordinárias com o objetivo de ingresso no Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Em julho de 2008, visando simplificar nossa estrutura operacional e societária incorporamos a Maxion Sistemas Automotivos, fazendo com que ela voltasse a ter caráter operacional, através da concentração de todas as suas principais operações brasileiras, exceto a controlada AmstedMaxion, em uma única pessoa jurídica.

Em agosto de 2009, a Companhia adquiriu os negócios de rodas da ArvinMeritor no Brasil, México e Estados Unidos, os quais passaram a ser denominados Divisão Fumagalli.

Em dezembro de 2010, visando aumentar sua capacidade de produção no México, a Companhia adquiriu os ativos relacionados aos negócios de rodas da Nugar S.A.P.I. de C.V., empresa mexicana controlada do grupo CIE Automotive.

Em maio de 2011, adquirimos 50% das ações da Montich S.A., conceituado fabricante argentino de longarinas, chassis e estampados para veículos comerciais. Em maio do mesmo ano, a sociedade adquirida mudou sua denominação social para Maxion Montich S.A.

No início de 2012, concluímos o processo de aquisição do Grupo Galaz, grupo mexicano fabricante de longarinas de aço para veículos comerciais e da Hayes Lemmerz empresa norte-americana fabricante internacional de rodas automotivas, de aço para veículos leves, comerciais e fora de estrada e de alumínio para veículos leves.

Visão Geral

Atualmente, somos uma companhia global, líder mundial na produção de rodas automotivas, um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas e também líder na produção de equipamentos ferroviários no Brasil.

Contamos com 33 unidades fabris, localizadas em 14 países e cerca de 14 mil funcionários, o que nos capacita a atender os nossos clientes ao redor do mundo nos prazos e padrões de qualidade e competitividade exigidos por eles.

Somos uma Companhia que possui alto nível de conhecimento técnico e que busca constantemente fornecer soluções inovadoras nas áreas em que atuamos, utilizando macrotendências globais para direcionar o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias de forma independente ou em cooperação com parceiros estratégicos.

Operamos nosso negócio por meio de três divisões: Maxion Wheels, Maxion Structural Components e Amsted-Maxion.

Na Maxion Wheels, produzimos e comercializamos uma ampla gama de rodas de aço para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas e rodas de alumínio para veículos leves.

Na Maxion Structural Components, produzimos longarinas, travessas e chassis montados para veículos comerciais e conjuntos estruturais para veículos leves.

Na Amsted-Maxion (joint venture – 50%), produzimos vagões de carga, rodas e fundidos ferroviários e fundidos industriais.

IOCHPE Maxion

© Copyright 2015 IOCHPE

captcha